Skip to content
Release Saiu na Imprensa
Compras e licitações Chamamento Público Bolsa Monitoria Bolsa Munícipe
Revista Raízes Revista Raízes - Edições Especiais Livros

PAPI Linha do Tempo Formulários POPs

ORQUESTRA SINFÔNICA DA FUNDAÇÃO DAS ARTES REALIZA APRESENTAÇÕES GRATUITAS COM GUITARRAS SOLISTAS

DATA: 19/10/2023


A Orquestra Sinfônica da Fundação das Artes realizará em outubro dois concertos gratuitos e abertos ao público, com a participação do Duo de Guitarra Gomes Tiné. As apresentações ocorrerão no dia 24, às 20h30 e no dia 29, às 20h, no Teatro Timochenco Wehbi (Rua Visconde de Inhaúma, 730, Oswaldo Cruz – SCS).

Com regência do maestro Geraldo Olivieri, os concertos contarão com a presença dos guitarristas Paulo Tiné e Marcelo Gomes. No repertório, composições de Jean Sibelius, Franz Schubert, e as músicas de compositores populares Egberto Gismonti, Pixinguinha, Jacob do Bandolim e Gilberto Gil, com arranjos de Paulo Tiné.


Veja o programa:

·         Jean Sibelius: Finlândia (Poema Sinfônico op. 26)

·         Franz Schubert: Sinfonia Inacabada

·         Egberto Gismonti: Café

·         Gilberto Gil: Se eu quiser falar com Deus

·         Pixinguinha: Ingênuo

·         Jacob do Bandolim: Assanhado

 

Sobre os solistas

Paulo Tiné é Livre Docente e professor do Instituto de Artes da UNICAMP desde 2012, bolsista do Instituto de Estudios Avanzados da Universidad Nacional del Litoral em Santa-Fé, Argentina. Dirigiu os grupos musicais institucionais Big Band da Infanto Juvenil do Projeto Guri (2018-19) como regente convidado, Orquestra Popular Brasileira (FAAM/EMESP) e Big Band da Santa (FASM) e atualmente comanda a UNICAMP Big Band. Também atua como líder do próprio grupo musical Ensemble Brasileiro e Duo Gomes Tiné ao lado do guitarrista Marcelo Gomes. É autor de livros e já gravou seis álbuns como instrumentista, intérprete, compositor e arranjador.

Professor de guitarra na Fundação das Artes desde 1988, Marcelo Gomes é doutor em música pela Unicamp e mestre em “Educação, Artes e História da cultura”, sendo que sua carreira como guitarrista, compositor e arranjador inclui seis CDs autorais e apresentações internacionais, ao lado de músicos como André Abujamra, Carlinhos Antunes, Don Thompson, John Hollenbeck, Johnny Alf, Maurício Pereira, Nailor Proveta, Nelson Ayres, Pat LaBarbera, Paulo Tiné, Ramon Montanheur, Roberto Sion, Ronnie Von, Tom Zé, Sergio Gomes, Vincent Gardner, Vítor Alcântara, Walmir Gil e Zéli Silva.

 

Sobre a Orquestra Sinfônica da Fundação das Artes

A Orquestra Sinfônica é um organismo que agrega alunos, ex-alunos e interessados da área da música erudita, cujo objetivo é a oferta da prática de orquestra a seus membros. O repertório trabalhado consiste em obras tradicionais, como sinfonias, concertos, música erudita brasileira, aberturas, etc., além de arranjos de música popular e arranjos para a formação.

A Orquestra costuma realizar repertório junto a outros organismos, como o Coro de Repertório, e também costuma convidar solistas renomados.  Em 2012, foi realizado o intercâmbio com a Orquestra alemã de Sttugart. Em dezembro de 2015, o grupo apresentou, em estreia mundial, o concerto para piano da compositora Maria Apparecida Côrtes Macedo. O grupo também promoveu o Prêmio Jovem Solista ao longo de oito anos, onde os alunos têm a oportunidade de participar como solistas à frente do organismo.


Informações à imprensa: 
comunicacao@fascs.com.br e (11) 4239-2020.