A Escola de Teatro da Fundação das Artes

Vamos ao princípio – a palavra ”Escola” tem sua origem na Grécia antiga, SKHOLE, que foi evoluindo até o Latim SCHOLA. Os termos de ambas as línguas têm o mesmo signifi cado, “discussão ou conferência”, mas também signifi cavam “folga, ócio”. Este último signifi cado, no caso, seria um tempo ocioso onde era possível ter uma conversa interessante e educativa. Já a palavra “Presença” vem do Latim PRAESENTIA, de PREESSE, “estar à frente, ao alcance”.

Uma Escola Presente é, seguramente, o desejo de um grupo de artistas que fundaram a Fundação das Artes e, por consequência, o desejo de todo o Corpo Docente que trabalha diariamente para que a Escola de Teatro seja um centro de referência em pesquisa nas Artes Cênicas e na construção de um artista conectado com seu tempo e seu povo.

E falando em presença dedicamos não só nossa Mostra, mas todas as atividades artísticas de 2016 à nossa querida Mestra Lídia Zózima. Lídia viveu intensamente a vida da Escola desde sua atuação como aluna de Dança e depois como Professora de Expressão Corporal. Além de sua atuação como docente, Lídia dedicou sua pesquisa e prática à Cia Teatral GRITE, com sede na Universidade de São Caetano do Sul.

Para homenagearmos esta grande professora, que durante muitos anos esteve à frente da Coordenação da Escola, inauguramos um Laboratório cênico para o qual demos seu nome. A Sala 25 da Fundação das Artes, lugar de muitos experimentos e muitas criações compartilhadas, foi reformada e passa a chamar Laboratório de Teatro Profª Lídia Zózima.

Daquele sorriso largo, daquele olhar atento, daquele canto delicado e forte, daquela bronca pontual, daquele espírito livre e despojado, daquela visão especial de mundo – sentimos falta. Sem você, mas muito mais e sempre contigo – seguimos!

5 380 ingressos gratuitos

52 dias de programação

51 apresentações e atividades públicas

+ de 300 professores e alunos envolvidos

Saiba mais sobre as ações da Escola de teatro da Fundação das Artes

EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO ARTÍSTICA E CULTURAL
Oferece cursos de iniciação e formação livre (infantil, juvenil, adolescente e adulto) e curso técnico com duração de sete semestres. Conta com quinze profissionais concursados para oferecer mais de 300 vagas a cada semestre para interessados a partir dos sete anos de idade.

GESTÃO E MEMÓRIA
Espaços: a Escola de Teatro conta com salas de aula na sede da Fundação das Artes e em escolas parceiras. Conta com o Teatro Timochenco Wehbi (140 lugares) e o Laboratório de Teatro Profª Lídia Zózima (50 lugares), além de também realizar apresentações no Teatro Municipal Santos Dumont (370 lugares).
Parcerias: diversas instituições são parceiras na realização de projetos e na formação de plateia, tais como o SESC SP, o SESI-SP, o TUSP, dentre outras instituições culturais.
Núcleo de multimídia e memória: iniciativa de alunos e professores que tem ampliado o registro de ações e organizado e difundido o acervo da escola.
Fórum: instância de debate, avaliação e definição de prioridades.

PESQUISA
A investigação e aprofundamento da linguagem, bem como o compartilhamento de processos são alguns dos principais objetivos dos Núcleos de Pesquisa e Prática Teatral e Laboratórios de Experimentação, que existem desde 2000. Teatro de rua, Comédia, Clown, Pedagogia do Teatro, Dramaturgia, Corpo, Butô, Viewpoints, Teatro infantil, Iluminação cênica são alguns dos núcleos da Escola.

CRIAÇÃO / DISTRIBUIÇÃO / CIRCULAÇÃO
A Escola de Teatro se concentra em desenvolver produção acadêmica e, ao mesmo tempo, produção artística e cultural oferecida para a comunidade e região. A cada ano, são disponibilizados mais de 17.000 ingressos gratuitos ou com baixo custo para quase uma centena de atividades dos seguintes projetos:
Temporadas teatrais: espetáculos dos formandos da Escola que cumprem temporada de dois meses (março a maio/agosto a outubro);
Mostra de Teatro: em duas edições semestrais, apresenta a produção cênica dos alunos dos cursos livres e técnico, bem como a produção dos núcleos de pesquisa;
Cena de Teatro: Festival de Teatro que oferece espetáculos, encontros e workshops com grupos e artistas profi ssionais convidados;
Festival de Teatro Estudantil: Festival de estímulo e compartilhamento da produção artística desenvolvidas em escolas de ensino regular.
Ciclo de leituras: Ação de estímulo à leitura dramática.

DIFUSÃO
A Escola de Teatro conta com diferentes canais de comunicação, relacionamento e difusão. Compartilhado com outras escolas, conta o site (fascs.com.br) e a página do Facebook (/fascs). Além disso, conta com perfil no Instagram (fascs_teatro), Blog (Teatro é...) e canal de vídeos no Youtube (Fascs Teatro).