imprensa

Fundação das Artes promove mostra com os alunos do Programa Mediotec

imprensa



Os alunos dos cursos técnicos de Canto, Dança e Teatro, oferecidos pela Fundação das Artes de São Caetano do Sul (FASCS), por meio do Programa Mediotec, apresentam os exercícios artísticos desenvolvidos no primeiro semestre do ano na “Mostra Processos”, nos dias 12, 13, 14 e 17 de junho, a partir das 20h, no Teatro Santos Dumont (Avenida Goiás, 1.111, bairro Santa Paula, SCS).

No dia 12 de junho (quarta-feira), se apresentam os alunos das turmas de canto. A turma N2/18 sobe ao palco com o show “Sonhos de Criança”, interpretando canções e poemas que remetem à infância. Já a turma N1/19 traz canções de música brasileira, com a performance “Vozes do Amanhã”.

As turmas de teatro se apresentam em 13 de junho (quinta-feira). Os primeiros a subir ao palco são os estudantes da turma N3/18, que apresentam a peça “A Voz do Brasil”, partindo de um olhar sensível sobre o povo brasileiro. Em seguida, ocorre o exercício cênico da turma N4/18 que aborda a lucidez e as diferenças de pensamentos e o poder da compreensão e do compartilhamento das nossas loucuras, com a peça “Preciso Urgente Me Tornar Quem Eu Já Sou”.

Os alunos de teatro continuam a apresentar os espetáculos em 14 de junho (sexta-feira). A turma N1/19 busca uma reflexão sobre os temas: vício, emoções, opressão, emoções, sociedade e depressão, com o exercício “O Mal do Século”. Já a turma N2/19 traz três cenas que abordam questões familiares com a montagem “(Des) Casos de Família”.

O encerramento ocorre no dia 17 de junho (segunda-feira), com as turmas de dança N1 e N2 que sobem ao palco para apresentarem seus processos de pesquisa sobre o mergulho do corpo nos movimentos.

A entrada para a “Mostra Processos da Fundação das Artes – Mediotec” é gratuita e a classificação etária é livre. Os ingressos devem ser retirados com 1 hora de antecedência no local. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4239-2020.





PROGRAMAÇÃO:

Dia 12/6 (quarta-feira)
Horário: 20h
CURSO TÉCNICO EM CANTO

SONHOS DE CRIANÇA - TURMA N2/18
Vozes que se entrelaçam e ecoam em contrapontos divertidos, expressando sons e movimentos, interpretando canções e poemas que remetem à infância.

VOZES DO AMANHÃ – TURMA N1/19
O canto do povo, a terra e as sementes plantadas nos remetem a um caminho que queremos criar através das vozes que sonham e querem viver o que virá.

Dia 13/6 (quinta-feira)
Horário: 20h
CURSO TÉCNICO EM TEATRO

A VOZ DO BRASIL - TURMA N3/18
Pretendemos encontrar uma forma de que sejam ouvidas todas as vozes que o tempo calou. Se o Brasil pudesse falar: o que ele nos diria? Somos um povo que tenta descobrir nas incertezas de sua criação o que é ser de fato um povo brasileiro. Suas cores, suas culturas, suas guerras, perdas, ganhos, desejos, ambições. Um grito de liberdade. Mostraremos o Brasil. Como ele é. Como deveria ser. Cada um de nós, com sua voz, com seu lugar, com seu pedaço de pátria, que pode estar sendo tirada de nós, mas continua nossa.

PRECISO URGENTE ME TORNAR QUEM EU JÁ SOU - TURMA N4/18
Afinal, o que é loucura? Quem pensa diferente do normal é louco? Mas quem é normal se todos temos pensamentos diferentes? E quem pode julgar a loucura nesse mundo onde o ódio pode ser visto como lucidez? Nossos experimentos partem daquelas pequenas loucuras que fazemos sozinhos trancados no quarto e que nos fazem sentir muito poderosos, porém não temos coragem de compartilhar. COMPREENDER estas “loucuras” é uma forma de se empoderar do mundo. COMPATILHAR nossas loucuras é uma forma de saber que não estamos sozinhos e, principalmente, que não estamos "loucos".

Dia 14/6 (sexta-feira)
Horário: 20h
CURSO TÉCNICO EM TEATRO

O MAL DO SÉCULO - TURMA N1/19
Palavras, gestos, olhares, pensamentos... O que intoxica? Quem é você? Somos todos parte de um só? Uma sociedade que se perde e se mata sem precisar apontar um revólver na cabeça do próximo. Quem somos? E o que fazemos? Qual o verdadeiro mal do século? Venha e veja. Através de jogos de improvisação e exercícios debatidos entre as disciplinas do curso debatemos os diversos temas: opressão, vício, emoções, sociedade e depressão.

(DES) CASOS DE FAMÍLIA - TURMA N2/19
O trabalho é composto por três cenas que abordam questões familiares. A primeira retrata uma família de circenses que tem o sonho de abrir seu próprio circo, mas não se contenta apenas com isso. Na segunda, temos uma mãe que sempre quis que seus filhos mais novos fossem comportados como a filha mais velha, mas a realidade é bem diferente e, na terceira, uma telenovela mexicana, em que o marido revela um segredo a sua esposa, causando um final surpreendente. As temáticas que permearam nossas criações dentro dos exercícios realizados em aulas foram: história, família e sonhos.

17/6 (segunda-feira)
Horário: 20h
CURSO TÉCNICO EM DANÇA

O QUE ECOA? - TURMA N2/18
O trabalho apresentado é a continuidade do estudo do movimento e do espaço a partir de propostas de criação realizadas no componente de Composição Coreográfica II em confluência com os componentes de Técnica de Dança II e Danças do Brasil, exercitando o uso da metáfora do Eco como uma reflexão para nossos padrões em sociedade. O que ecoa no meu corpo? No seu corpo? Nos corpos que observamos? Por estarmos dançando? Por termos particularidades? Por sermos meninas? Mulheres? Por ser arte? ...

FRAGMENTOS I - TURMA N1/19
O trabalho apresentado são fragmentos organizados a partir de algumas propostas de criação de movimento e do entendimento de espaço, realizados no componente de Composição Coreográfica I em confluência com o componente de Técnica I.

SERVIÇO:
“Mostra Processos da Fundação das Artes – Mediotec”
Canto, Dança e Teatro
Dias 12, 13, 14 e 17 de junho, às 20h
Teatro Santos Dumont (Av. Goiás, 1.111 – Centro)
Entrada gratuita (retirada de ingressos 1h antes do espetáculo)
Informações: www.fascs.com.br/ 4239-2020

Mariana Pedroso (MTb 67.795)
11/06/2019

 

voltar