Artes Visuais

No Ateliê de Artes Visuais, por meio de seus cursos, oferece aos interessados na linguagem plástica a oportunidade de realizar experimentações, testar técnicas e novos materiais, incorporando a pesquisa como veículo para o desenvolvimento do projeto pessoal, auxiliando, assim, em escolhas estéticas.

A equipe de professores é formada por cinco artistas plásticos que, apoiados em suas vivências, realizam com os alunos propostas que ampliam os repertórios destes, auxiliando-os a romper com velhos conceitos para assumir uma atitude contemporânea na arte. Se a obra de arte tem que ser necessariamente bela, a resposta virá da concepção que cada um tem do que é belo e do que é arte.

O curso de Artes Visuais tem como objetivo aprimorar a linguagem plástica dos alunos usando a pesquisa e a experimentação de técnicas como meio para o desenvolvimento da criatividade e de sua poética. Nas propostas desenvolvidas em aula o aluno é estimulado a dialogar e analisar sua produção criando o hábito de refletir e fundamentar os processos criativos.

Durante as aulas, o aluno é o tempo todo provocado por meio das propostas e estimulado a seguir com seu projeto. Se dermos aos alunos a mesma liberdade no processo artístico que as crianças têm em suas brincadeiras, o resultado será um aprimoramento desse mesmo processo. E, para ingressar em qualquer de nossos ateliês, não é necessário nenhum conhecimento prévio.


Cursos

Ateliê Iniciante (5 a 8 anos)
Aulas semanais, com duas horas de duração, nas quais os alunos entram em contato com os mais diversos materiais e linguagens realizando propostas em pinturas, desenho, colagem, modelagem e cerâmica. O lúdico é a tônica do curso para esta faixa etária.

Ateliê Infantil (9 a 12 anos)
Aulas duas vezes por semana, com duas horas de duração. As propostas seguem o ritmo de investigação, tendo os materiais como veículo para a realização de seus projetos. Os quais passarão por desenho, pintura (com guache, aquarela e acrílico), modelagem, gravura e cerâmica.

Ateliê Juvenil (13 a 17 anos)
Duas aulas semanais, com duas horas de duração. Para este grupo de alunos o curso propõe um aprofundamento nas diversas técnicas e linguagens, possibilitando melhor resultado no produto final de seus projetos. O curso contempla e prepara os alunos que pretendem cursar Graduação em Artes Plásticas, Educação Artística, Arquitetura e Comunicação Social.

Ateliê de Adultos (a partir de 18 anos)
O Curso de Artes Visuais, voltado para o público adulto, tem como objetivo levar o aluno a passar por experimentações nas linguagens de Iniciação em Artes Visuais, Desenho, Xilogravura, Gravura em Metal, Aquarela. Cada módulo tem a duração de 2 semestres iniciando com o preparatório, que envolve iniciação ao desenho e técnicas de impressão. Ao término deste primeiro módulo o aluno passa a fazer suas opções de linguagens para continuar suas experimentações no Ateliê.
Para os alunos que concluem o curso, e desejam dar continuidade na pesquisa de linguagem plástica, a Fundação das Artes oferece aulas de desenvolvimento de projetos auxiliando na realização de seu projeto pessoal.

Professores

Anete Lopes Nascimento
Artes Visuais Iniciantes, Infantil e Juvenil

Edevânia de Souza Rego
Artes Visuais Infantil

Liliane Pires dos Santos
Artes Visuais Juvenil e Ateliê Adulto Pintura

Martin Braga de Siqueira
Ateliê Adulto Iniciação, Gravura e Modelagem

Valdo Rechelo
Ateliê Adulto Aquarela e Desenho
Conheça meu Currículo

Ateliê de Artes Visuais

É um espaço voltado à pesquisa e produção. É também um ambiente preparado para estimular a curiosidade, a espontaneidade e o desejo de experimentar; é um terreno deliciosamente instável, mas, ao mesmo tempo, equipado e preparado para as mais diversas investigações. Além da grande variedade de materiais o ateliê possui forno para queima de cerâmica, prensa elétrica para gravura e uma biblioteca com títulos da área.

Os professores, assim como os alunos, apropriam-se do ateliê como seu espaço de pesquisa e, muitas vezes, realizam seus trabalhos ocasionando um rico intercâmbio visual aos alunos.

O Ateliê de Artes da Fundação tem uma organização própria e está em constante mudança, provando que, por se tratar de um espaço de criação, não pode e nem deve ter rígidos limites.


× Avatar

Valdo Rechelo

Artista Plástico, formado em Educação Artística, pela FATEA - Faculdades Integradas Teresa D´Avila. Pós-graduado, é especialista em História da Arte (FATEA), em Linguagem da Aquarela (FASM-Faculdade Santa Marcelina), e em Gravura, no Ateliê Iole Di Natale. Professor universitário nas disciplinas de Plástica, Aquarela e Gravura na FAINC - Faculdades Integradas Coração de Jesus. Na Fundação das Artes, atua como arte-educador para turmas de adolescentes e adultos, realiza as curadorias das exposições e coordena a Escola de Artes Visuais.

Artes Visuais