Música

Escola
Referência nacional no ensino de música há décadas, a Escola de Música da Fundação das Artes oferece cursos de alta qualidade, ministrados por artistas estudiosos da área (vários com títulos de Especialista, Mestre ou Doutor), em aulas que contam com o rigor que a plena realização da formação musical exige.


Algumas informações sobre o cotidiano dos cursos da Escola de Música:

Testes
Para estudar na Fundação das Artes, é necessária a realização de teste, uma vez que a procura pelos cursos é muito maior do que o número de vagas disponíveis na escola. As inscrições para os testes ocorrem semestralmente.

Teste teórico
Para o teste teórico (para ingresso no nível 1, que é o primeiro estágio da formação musical) não é necessário conhecimento musical. Caso você tenha experiência com ditados rítmicos e melódicos e com teoria musical, você pode também optar por fazer uma prova para ingresso em outros níveis (o que não invalida sua prova para ingresso no nível 1). A formação musical é para alunos a partir de 12 anos, sem limite de idade.

Formação Musical e Curso Profissionalizante
(curso em nível técnico concomitante ao Ensino Médio) 
Para pessoas a partir de 12 anos de idade; com duração de 10 semestres, sendo seis semestres na Formação Musical (curso livre) e 4 semestres no Profissionalizante (Técnico em Instrumento Musical ou Canto).
Aulas teóricas em dois dias da semana (4 disciplinas).
Não é necessário conhecimento musical prévio.
Há a possibilidade de participar de grupos de prática (os organismos da FASCS) como complemento do estudo.
Aula prática individual (mediante disponibilidade de vaga)
O curso profissionalizante é reconhecido pelo MEC e, ao se formar, você recebe o diploma de Técnico em Instrumento Musical ou Técnico em Canto.

A carga horária para o curso de formação musical é de 8 horas/aula teóricas por semana, mais 1 hora/aula de instrumento a partir do momento em que se obtém a vaga. Há turmas no período da manhã, tarde e noite. O horário para a aula prática de instrumento ou canto depende da combinação dos horários do professor e do aluno. O primeiro ano da formação musical (níveis 1 e 2) pode também ser feito aos sábados. A partir do Nível 3, as aulas teóricas acontecem durante a semana. Já no Curso Profissionalizante, a grade curricular semanal é de 8 horas/aula teóricas por semana, 1 hora/aula de instrumento e um grupo de prática.

A Escola desenvolve um processo contínuo de avaliação para verificar o andamento do aluno, face aos objetivos propostos, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos (sem desrespeitar o conteúdo programático), dando especial atenção aos aspectos de compreensão, qualidade e apresentação dos trabalhos, em que serão considerados rendimento escolar e assiduidade.

Cursos Oferecidos
A Escola de Música oferece cursos de alta qualidade, em aulas que propiciam verdadeira conscientização que a plena realização da formação musical exige e que são ministradas por artistas estudiosos da área. Seu corpo docente é composto por vários professores com títulos de Especialista, Mestre ou Doutor. O caminho para a formação musical do aluno dá-se por meio de matérias teóricas e práticas, em cursos livres e profissionalizantes, proposto pelos seguintes formatos:

Musicalização
Direcionado para crianças entre 5 e 6 anos, o curso de Musicalização que tem duração, no máximo de 2 anos, trabalha os princípios básicos da música por meio de vivências e jogos musicais. Tem por objetivo geral despertar o prazer de ouvir e fazer música de boa qualidade.

Iniciação Musical
Direcionado para crianças de 7 a 11 anos, o curso de Iniciação Musical tem por objetivo trabalhar a alfabetização musical por meio de aulas teóricas e práticas. Nas aulas teóricas, os alunos trabalham conceitos relacionados à linguagem musical, incluindo teoria, leitura, escrita e apreciação de repertório, dentre outros. Nas aulas práticas são trabalhados princípios instrumentais, com repertório diversificado e adequado à faixa etária de cada grupo.

Básico e Introdução Musical
Para alunos com 12 anos ou mais, que não possuem conhecimento musical. São trabalhados os princípios musicais por meio de aulas teóricas e vivências. Tem duração de 1 semestre.

Formação Musical e Curso T├ęcnico
A partir dos 12 anos, destinado a interessados que tenham pouco ou nenhum conhecimento musical. O desenvolvimento se dá por meio de aulas de Percepção, Rítmica, Canto Coral, Estruturação/Harmonia e Apreciação Musical. O curso de Formação Musical é um curso livre que tem duração de 6 semestres. Após a conclusão deste, o aluno interessado pela profissionalização tem a opção de ingresso no curso Técnico com Habilitação em Instrumento ou em Canto, com aulas de Percepção, Harmonia, Contraponto, Análise, Música Popular e História da Música, com duração de 4 semestres. As aulas de instrumento oferecidas são: bateria, canto, clarineta, contrabaixo acústico, contrabaixo elétrico, eufônio, fagote, flauta doce, flauta transversal, guitarra, oboé, percussão popular, percussão erudita, piano clássico, piano popular, saxofone, trombone, trompa, trompete, viola, violão clássico, violão popular, violino e violoncelo. Além das aulas teóricas e práticas, a escola oferece práticas em grupo como complemento para o desenvolvimento musical: Big Band, Cameratas de Cordas, Combos, Coro de Repertório, Grupo de Clarinetas, Grupo de Flautas Transversais, Grupos de Flautas Doces, Grupos de Música de Câmara, Grupo de Metais, Grupo de Percussão, Grupo de Trompas, Grupo de Trompetes, Orquestra de Violões, Orquestra Sinfônica Jovem e Quarteto de Violões. Os candidatos com experiência poderão ingressar em estágios posteriores ao nível 1, a partir do resultado do teste classificatório.

Programa dos Testes
Abaixo você pode conferir o programa de testes das provas teóricas e das provas de instrumentos da Escola de Música:

Programa para os Testes Teóricos da Escola de Música
O dia e o horário do teste serão informados no ato da inscrição.

Nível I
Nível II
Nível III
Nível IV
Níveis V e VI


Programa dos Testes de Instrumentos da Escola de Música
O dia e o horário do teste serão informados no ato da inscrição.

Bateria
Canto
Clarineta
Contrabaixo acústico
Contrabaixo elétrico
Eufônio
Fagote
Flauta doce
Flauta transversal
Guitarra

Oboé
Percussão
Piano clássico
Piano popular
Saxofone
Trombone
Trompa
Trompete
Viola
Violão clássico
Violão popular
Violino
Violoncelo