Música

Oferece cursos de formação a partir dos cinco anos, sem limite de idade. Para cursar, o candidato deverá realizar o Processo Seletivo Simplificado, que determinará a classificação e o curso em que o interessado poderá se matricular.

Musicalização (5 e 6 anos)
Com duração de até 2 anos, o curso trabalha os princípios básicos da música por meio de vivências e jogos musicais. Tem por objetivo geral despertar o prazer de ouvir e fazer música.

Turmas: segundas, das 16h20 às 18h ou terças, das 10h às 11h40

Processo Seletivo Simplificado:
Preencher o campo "Carta de Interesse” indicando a turma e horário desejado. O preenchimento do campo “Experiências anterior” é facultativo.
Crianças de 4 anos e que completam 5 anos até o dia 31/08/2020, poderão participar destas turmas.
Webconferência: Será realizado um encontro por meio de vídeo-chamada, no dia 06 de julho (segunda-feira), às 19h, para explicações gerais e esclarecimento de dúvidas. Demais orientações e o link de acesso à reunião serão comunicados aos responsáveis através do e-mail cadastrado no ato da inscrição.

Musicalização (7 a 11 anos)
O curso é indicado para alunos iniciantes e sem conhecimentos musicais, trabalha a alfabetização musical por meio de aulas teóricas e práticas. Nas aulas teóricas, os alunos estudam conceitos relacionados à linguagem musical, incluindo leitura, escrita e apreciação de repertório, dentre outros. Nas aulas práticas são abordados princípios instrumentais, com repertório diversificado e adequado à faixa etária de cada grupo.

Turmas - Período da Manhã
Alunos de 7 a 9 anos: Aula teórica - Quartas, das 10h às 11h40.
Aula de prática de conjunto (obrigatória) - Terças, das 8h às 9h40 ou sextas, das 8h20 às 10h.

Alunos com 10 e 11 anos: Aula teórica Quartas, das 8h às 9h40.
Aula de prática de conjunto (obrigatória) - Terça, das 8h às 9h40 ou sextas, das 8h20 às 10h.

Turmas - Período da Tarde
Alunos de 7 a 9 anos: Aula teórica - Terças, das 16h20 às 18h.
Aula de prática de conjunto (obrigatória) Segundas, 14h20 às 16h ou sextas, 16h20 às 18h.

Alunos com 10 e 11 anos: Aula teórica -Terças - 14h20 às 16h.
Aula de prática de conjunto (obrigatória) Segundas, 14h20 às 16h ou sextas, 16h20 às 18h.

Processo Seletivo Simplificado:
Preencher o campo "Carta de Interesse” indicando a turma e horário desejado (manhã ou tarde). O preenchimento do campo “Experiências anterior” é facultativo;
Não será realizado teste prático. A escolha efetiva das turmas se dará no período de Matrícula, após a publicação dos resultados do Processo Seletivo Simplificado.
Crianças de 6 anos e que completam 7 anos até até o dia 31/08/2020, e crianças de 11 anos e que completem 12 anos até 31/08/2020 podem participar destas turmas.
Webconferência: Será realizado um encontro por meio de vídeo-chamada, no dia 08 de julho (quarta-feira), às 16h, para explicações gerais e esclarecimento de dúvidas sobre esta etapa do curso. O link para acesso à reunião e demais orientações serão comunicadas aos responsáveis através do e-mail cadastrado no ato da inscrição.

Musicalização para alunos com conhecimento musical
Turmas avançadas com aulas práticas e teóricas voltadas a alunos de 7 a 11 anos com conhecimentos prévios na área músical.

Prática de Conjunto: Segundas, das 10h às 11h40, ou terças das 8h às 9h40 ou Sextas, das 8h20h às 10h.
Tarde: Segundas, das 14h20 às 16h ou Quintas, 16h20 às 18h.

Aulas Teóricas: Segundas, das 8h às 9h40, Quintas, das 8h20 às 10h ou das 10h às 11h40 ou Sextas, das 10h às 11h40.
Tarde: Quartas, das 14h20 às 16h ou das 16h20 às 18h ou Quintas, das 14h20 às 16h.

Processo Seletivo Simplificado:
Preencher o campo "Carta de Interesse” indicando o horário de interesse, informar seus objetivos e motivação em relação ao curso. Descrever cursos e demais vivências no campo “Experiência anterior”;
Será agendado teste específico, por meio de Webconferência. Os testes têm como objetivo identificar o nível de conhecimento para adequada inserção da criança nas turmas em andamento. O horário da aula teórica será definido após os testes;
Os alunos com conhecimentos prévios podem participar também do processo classificatório de Instrumento (Curso Musicalização + Instrumento), neste caso, escrever no campo do link de inscrição o nome do(s) instrumento(s) para o(s) qual(is) deseja se inscrever.
Demais orientações serão comunicadas aos responsáveis através do e-mail cadastrado no ato da inscrição.

Introdução Musical ou Formação Musical - Nível 1 (a partir dos 12 anos)
Neste semestre, o aluno poderá iniciar o curso de teoria musical na Fundação das Artes de duas maneiras: iniciar diretamente no NÍVEL 1 do curso de Formação Musical, primeiro módulo do curso livre, no qual serão apresentados os conceitos, grafia e utilização dos símbolos musicais, noções iniciais de escrita rítmica e melódica, e prática vocal coletiva. A carga horária deste módulo será de aproximadamente 8 horas/aula semanais, divididas em dois dias da semana ou aos sábados, sendo elegível o período, de acordo com o número de vagas disponíveis; ou poderá optar pelo curso de INTRODUÇÃO MUSICAL, que tem duração de um semestre e é destinado aqueles que nunca tiveram experiência com estudo de Música. Neste serão apresentadas noções básicas das propriedades do som e escrita musical, sendo também preparatório para ingresso no NÍVEL 1. A carga horária do curso de Introdução Musical será de 4 (quatro) horas/aula semanais, uma vez por semana, sendo elegível o período, de acordo com o número de vagas disponíveis. Em ambos cursos os alunos poderão também se inscrever para processo classificatório de Instrumento.

Processo Seletivo Simplificado:
Preencher o campo "Carta de Interesse” informando porque procurou a Fundação das Artes para estudar música;
Descrever suas "Experiências anteriores" diretamente no link de inscrição on-line;
Após o início das aulas, poderão ser realizados alguns testes práticos para adequação de nível/fase dos ingressantes;
Caso o candidato queira também participar do processo classificatório de Instrumento, escrever no campo correspondente do link de inscrição o nome do(s) instrumento(s) para o(s) qual(is) deseja se inscrever;
Será oferecida futuramente, a oportunidade para que alunos com experiência musical possam realizar prova facultativa de adequação de nível e ingresso nos níveis seguintes;
A matrícula fica condicionada à disponibilidade de vagas, demais orientações serão comunicadas aos alunos ou responsáveis através do e-mail cadastrado no ato da inscrição.

PROCESSOS CLASSIFICATÓRIOS DE INSTRUMENTO
As aulas de instrumento oferecidas são: bateria, canto, clarinete, contrabaixo acústico, contrabaixo elétrico, eufônio, fagote, flauta doce, flauta transversal, guitarra, oboé, percussão popular, percussão erudita, piano clássico, piano popular, saxofone, trombone, trompa, trompete, viola, violão clássico, violão popular, violino e violoncelo.
Os candidatos que indicarem no ato de inscrição, interesse nos processos classificatórios de instrumento serão avaliados por professores especializados. Cada banca de instrumento irá determinar, de acordo com suas especificidades, a forma de avaliação dos candidatos, que poderá incluir um ou mais dos seguintes itens: envio de áudio e/ou vídeo, entrevista e/ou performance por videoconferência, questionário, e possuir instrumento musical próprio.
Todas as orientações para estes processos serão comunicadas aos alunos e/ou responsáveis através do e-mail cadastrado na inscrição.
No caso das bancas que determinem videoconferência, as mesmas ocorrerão nos dias 06, 07 e 08 de julho de 2020.
O resultado é classificatório e não eliminatório, gerando lista de espera válida semestralmente para todos os candidatos que não obtenham uma vaga de imediato.
Importante: Caso o candidato realize processo classificatório para mais do que um instrumento e seja também aprovado em mais de um, deverá optar por cursar um único instrumento.