A linguagem de Dança desenvolve um processo educacional que não se resume, simplesmente, em aquisição de habilidades, mas contribui para o desenvolvimento das potencialidades humanas e sua relação com o mundo. O aprimoramento da dança favorece a criatividade, o processo de construção do conhecimento e é um instrumento de socialização, para a formação de cidadãos críticos, participativos e responsáveis.
Ainda promove os espetáculos anuais, que favorecem e reforçam o aprendizado assimilado pelos alunos, durante o processo educacional. Existem, ainda, os Grupos de Dança Infantil, Livre, Juvenil e Adulto, que representam a Fundação das Artes de São Caetano do Sul em diversos eventos, propiciando a vivência em outros espaços e palcos, bem como aprimorando a convivência com outras instituições de dança. Ao mesclar técnica, estética, plasticidade e identidade corporal, nota-se que o aluno desenvolve caminhos próprios para se tornar um ótimo profissional.
Cursos
Baby Class, Iniciante e Preparatório
A partir dos 3 anos de idade, a Fundação das Artes oferece a técnica de Ballet Clássico, por meio da prática, exercida de forma lúdica, visando o trabalho de coordenação motora, desenvolvimento musical e expressão corporal dentro da dança.
Baby Class (3 e 4 anos) - Duas aulas semanais.
Iniciantes (5 e 6 anos) - Duas aulas semanais.
Preparatórios (7 e 8 anos sem experiência) - Três aulas semanais.
1º e 2º ano (a partir de 8 anos com experiência)
Além da técnica clássica, inclui-se no curso, introdução teórica e a dança criativa que permite a exploração de inúmeros movimentos, com a propriedade de comunicar e expressar emoções por meio de estímulos diferenciados. - Seis aulas semanais
3º, 4º, 5º e 6º ano(a partir de 10 anos com experiência)
É oferecida a técnica clássica, ballet de repertório, dança contemporânea e aulas teóricas. - Onze aulas semanais
7º e 8º ano(a partir de 14 anos com experiência)
A Inclusão de Práticas de Ensino composta de aulas teóricas e práticas orientadas pelas professoras, possibilita ainda uma relação aluno – aprendizagem – professor que permitirá uma formação completa do bailarino, tornando-o apto para atuar em diversos setores da dança, com responsabilidade e segurança. Ainda a partir desse nível, aulas de anatomia reforçam o conhecimento sobre o próprio corpo. - Quinze aulas semanais
*A partir do 3º ano também há aulas coletivas de Alongamento e Fortalecimento de Ponta.
Profissionalizante
Curso Técnico em Dança: Intérprete-Criador (a partir de 15 anos)
No curso, o profissional é capacitado a criar e interpretar coreografias diversas, espetáculos de repertório e performances contemporâneas, a desenvolver práticas e técnicas corporais, bem como utilizar estratégias de improvisação. Também realiza investigações de dança na interface com outras linguagens artísticas e dissemina a arte em projetos socioculturais.
professores
Alessandra Fioravante
Dança Criativa e Contemporânea
conheça meu currículo
Caren Polido Ferreira
Ballet Clássico, Praticas de Ensino e Anatomia
conheça meu currículo
Claudia Hirota
Ballet Clássico
conheça meu currículo
Daniella Rocco
Dança Criativa e Contemporânea
conheça meu currículo
Fátima Silva
Ballet Clássico, Repertório, Grupos de Dança Adulto
conheça meu currículo
Márcia Aparecida Vicário
Ballet Clássico, Grupo de Dança Infantil e Juvenil
conheça meu currículo
Morisa Garbelotto
Ballet Clássico e Grupo de Dança Livre
conheça meu currículo
Grupos de Dança
Os grupos de dança da Fundação das Artes são oferecidos como atividade extracurricular. A existência desses grupos possibilita a descoberta de novos talentos e permite trabalhá-los mais profundamente, por meio de ensaios e aulas diferenciadas, ajudando a aperfeiçoar a técnica individual de cada um. Possibilita aos alunos trabalhar ballets tradicionais de repertório, além do contato com outros estilos dentro da dança clássica.
Por outro lado, os grupos também levam o nome da Instituição, participando de festivais e apresentações em nível nacional, possibilitando aos alunos a vivência de palco e trocando experiência com outros grupos. Assim, os estudantes começam a amadurecer seu lado profissional.
Os grupos vêm, a cada ano, acumulando premiações e menções em alguns dos principais festivais do país, já sendo, portanto, responsáveis pela projeção do nome da Fundação das Artes no cenário da dança.
Em 1998, cria-se a Companhia de Dança Juvenil, trazendo como integrantes alunas ainda em formação. É um grupo clássico que desenvolve trabalhos livres e de repertório (conjunto, pas de deux e variações), tendo alcançado primeiros lugares no Festival de Dança de Joinville, Passo de Arte, Dança Ribeirão, Festival Bravos, entre outros.
A Companhia de Dança - Núcleo Adulto, criada no mesmo ano, com integrantes formados pela Fundação e convidados, parte para uma linha contemporânea, desenvolvendo produções como: Deixa Acontecer, com músicas e poemas de Vinícius de Moraes; Resta 1, em que brincou-se com o tema por meio da dança-teatro. Em 2002, se lança profissionalmente como Stacatto Companhia de Dança, com o trabalho Yin, de Ivonice Satie, sob direção artística de Caren Polido Ferreira. Dentre os coreógrafos com quem também trabalharam estão Luiz Ferron e Miriam Druwe. Embora essa Companhia tenha se desligado da FASCS, serviu como um necessário impulso para a formação e motivação de novos grupos. Assim, integrantes das demais formações da instituição continuam a desenvolver-se e alunas passam a ser contratadas por elencos profissionais ou partem para o aperfeiçoamento no exterior.