Logo fundação das artes
Logo Prefeitura São Caetano do Sul
Logo fundação das artes
Logo Prefeitura São Caetano do Sul
Header Cenas Futuro Header Cenas Futuro

O FESTIVAL

Teatro para um Futuro Próximo

Todos nós fomos surpreendidos por uma pandemia.

As atividades acadêmicas presenciais foram adaptadas, repentinamente, para o modelo remoto, seguindo as indicações das organizações oficiais de Saúde. O processo de adaptação exigiu tempo, esforço e criatividade de todos (docentes, alunos, e gestores), com a intenção de garantir a continuidade das atividades, a qualidade da relação de ensino e aprendizagem, a troca e o vínculo, tudo isso atravessado pela reflexão sobre o homem e seu tempo – matéria-prima para a criação artística.

O Teatro comunica-se aqui e agora. Contemporâneo, portanto, porque comunica-se com o presente, sendo ele promissor ou não. Ao mesmo tempo, há outro tempo: o futuro. É importantíssimo pensar no futuro enquanto devir. O que queremos para o futuro? Como será o futuro individual e o futuro coletivo? Muitas são as perguntas; questões que não exigem apenas respostas, mas criam dúvidas – que nos abrem espaços, lacunas, para novas e outras perguntas. Isso, às vezes, pode nos paralisar.

O Teatro, acima de tudo, é ação. Movimento. Inquietação. Para quem o faz é algo como a sensação de voo livre para o infinito. Para quem assiste, um convite para (também) voar. Para enfrentarmos um Presente engaiolado, o coletivo de professores da Escola de Teatro da Fundação das Artes idealizou o Festival Cenas para um Futuro Próximo – nossa maneira de nos colocar em movimento, valorizando iniciativas e pessoas interessadas em voar. A Arte é, também, troca. É um moto-contínuo que se cria no encontro entre artista e público. Este é um dos objetivos deste festival: celebrar a aproximação de professores e estudantes, artistas e espectadores, produção e difusão.

Para trocarmos e voarmos juntos, propomos algumas possibilidades: bate-papos no formato de “lives”, compartilhamento da produção artística virtual, depoimentos, minicursos, encontros.

As cenas de um futuro próximo serão criadas em nosso presente.

Acreditamos que, ao olhar para frente e para longe, podemos criar pontes invisíveis e afetivas constituídas da mesma matéria dos sonhos. Assim, conectamos presente e futuro, criando um canal que o amanhã seja construído e modificado hoje, agora.

Celebramos, agora, o encontro virtual para logo vivermos o reencontro presencial, olho no olho, com abraços apertados e com o cheiro de saudades aplacadas.

Todos estão convidados! O futuro começa agora!