Logo fundação das artes
Logo Prefeitura São Caetano do Sul
Logo fundação das artes
Logo Prefeitura São Caetano do Sul
Header Cenas Futuro Header Cenas Futuro

AÇÕES

O Festival acontece em duas etapas:

- A primeira, em formato audiovisual, autoral e alternativo, será difundida nas redes sociais e canais digitais;

- A segunda etapa será presencial e em formato de mostra continuada. A produção digital será aprofundada em formato teatral, com a troca primordial desta Arte cujo principal instrumento é a relação humana, ou seja, artistas e público juntos, ao mesmo tempo, no mesmo local.

Além dos alunos, durante todo o festival professores e convidados também participarão da programação composta pelos bate-papos, encontros e, também, pelo compartilhamento da produção acadêmica e artística. O Festival Cenas para um Futuro Próximo é um convite à experimentação e à brincadeira. O desafio é manter a Escola de Teatro da Fundação das Artes viva, em movimento, para além dos prédios e instalações que a abrigam.

[ETAPA VIRTUAL]

1_[Ensaios]
Experimentos artísticos em formatos diversos (escritos, audiovisuais, performáticos e/ou imagéticos) de alunos e ex-alunos dos Cursos Livres e Curso Técnico da Escola de Teatro da Fundação das Artes, produzidos no período de isolamento social provocado pela pandemia.

2_[Diálogos]
Encontros de professores com ex-alunos da Escola de Teatro por meio de lives realizadas nas redes sociais.

3_[Depoimentos]
Alunos, ex-alunos, familiares e artistas que participam e/ou participaram de projetos da Escola de Teatro enviam vídeos acerca de sua experiência na Escola de Teatro no passado para ajudar a pensar um futuro próximo.

4_[MemóriaMultimídia]
Recepção e organização de material audiovisual da produção artística da Escola de Teatro, produzida antes e durante o isolamento social.

5_[Minicursos]
Cursos de curta duração elaborados pelos professores da Escola de Teatro.

6_[Jornadas]
Encontros temáticos continuados e de aprofundamento, organizados e mediados por professores da Escola.

[ETAPA PRESENCIAL]

7_[Acolhimento]
Rituais de acolhimento de alunos e familiares, presencialmente, na Fundação das Artes, quando for possível a retomada das atividades formativas presenciais.

8_[Quando o digital encontra a cena]
Ações culturais e multiartísticas que transbordam do digital e encontram espaço nas artes da cena, com a valorização da presença, do encontro, da troca e do compartilhamento.