imprensa

Fundação das Artes completa 51 anos com programação cultural variada e concerto na Sala São Paulo

De 22 de abril a 1º de maio, a FASCS oferece uma programação cultural gratuita produzida e estrelada por alunos e professores dos cursos livres e técnicos de Artes Visuais, Dança, Música e Teatro, além de artistas convidados
imprensa

A Fundação das Artes de São Caetano do Sul completa 51 anos no dia 25 de abril com uma agenda cultural gratuita repleta de atrações para o público de todas as idades. O ponto alto da programação será o concerto na Sala São Paulo com a Orquestra Sinfônica Jovem conduzida pelo maestro Geraldo Olivieri, a Big Band Salada Mista com o maestro Ogair Junior, e a participação especial do instrumentista Toninho Ferragutti. A abertura será com o Grupo de Flautas Doces, Quarteto de Violões e Orquestra de Violões da FASCS. Dia 1º de maio, às 19h.

A programação especial de aniversário também marca a abertura de um curso novo técnico na escola, o Curso Técnico em Dança: Intéprete-Criador. No evento de lançamento, na quarta-feira (24/04), a Cia Fragmento de Dança apresentará a “Dança para Camille”, performance de Vanessa Macedo e Maitê Molnar, no teatro da FASCS.

Durante as próximas semanas, espetáculos de dança, peças teatrais, shows musicais, intervenções cênicas, entre outras manifestações artísticas, tomarão as dependências da Fundação das Artes na agenda cultural de aniversário. Confira a programação completa:


INTERVENÇÕES CÊNICAS

Jovens alunos do curso técnico de Teatro do programa MedioTec apresentam exercícios cênicos com o uso de intervenções, feitas por meio de movimentos e objetos, embalados por uma trilha sonora que conta com trechos musicais de Bethoveen.
Segunda-feira (22/04), 19h30
Saguão da FASCS

“TANTAS DE NÓS: POEMAR MULHERES, TECER AMORES”

"Tantas de nós", projeto que integra as quatro escolas da Instituição (Artes Visuais, Dança, Música e Teatro), apresenta performances que partem da poesia falada, relatos e cartas de amor. Em cena, uma mulher procura a carta que um dia escreveu para si mesma para não esquecer quem é. A apresentação é parte do projeto "Poemar_Mulheres em Cena", cujo objetivo é a pesquisa da poesia, do movimento e da música sob o olhar feminino.
Segunda-feira (22/04), 20h
Teatro Timochenco Wehbi

CURSO TÉCNICO EM DANÇA: INTÉRPRETE-CRIADOR

Lançamento do novo curso técnico da Fundação das Artes. Durante o evento, serão apresentados os principais objetivos do curso. A Cia Fragmento de Dança, especialmente convidada para a ocasião, levará ao público sua “Dança para Camille”, performance desenvolvida por Vanessa Macedo e Maitê Molnar.
Quarta-feira (24/04), 19h
Teatro Timochenco Wehbi
Classificação indicativa: 12 anos

“O REALISMO MÁGICO DE MÁRIO GRUBER”

A exposição de Artes Visuais é uma retrospectiva do artista plástico, pintor, gravador, escultor e muralista Mário Gruber, reconhecido no cenário nacional das artes plásticas. Sua obra registra as transformações da arte paulista marcadas pelas características de movimentos modernistas e expressionistas, e o uso de personagens do nosso cotidiano.
Quinta-feira (25/04), 19h
Saguão da FASCS

INTERVENÇÕES DE DANÇA

Apresentação de uma aula aberta coreografada pelos alunos do curso técnico de Dança do programa MedioTec. A demonstração é composta por danças e ritmos brasileiros, trabalhando as diversas formas de expressão por meio dos movimentos corporais.
Quinta-feira (25/04), 20h
Saguão da FASCS

MOVIMENTO ENTRE CORDAS

No espetáculo conduzido pelo Grupo Institucional de Dança da Fundação das Artes, música e dança se entrelaçam. O corpo se deixa levar pelo som, em resposta aos timbres que o invadem. A sensação do toque de cada nota, as cordas guiando os passos, a música se traduzindo em movimento: tudo se conduz de maneira involuntária e incessante.
Quinta-feira (25/04), 20h30
Saguão da FASCS
Bailarinos convidados: Felipe Ferreira e Jackes Maciel

SEXTAS MUSICAIS ESPECIAL

Projeto contínuo que a FASCS reserva para os alunos apresentarem seus trabalhos artísticos desenvolvidos em sala-de-aula, as “Sextas Musicais” são parte do processo de aprendizagem teórico e prático dos cursos livres de Instrumento Musical e de Canto. A edição comemorativa de aniversário recebe o Recital de Nível 6 do aluno Allan Moreno, com repertório instrumental de guitarra e violão.
Sexta-feira (26/04), 18h
Teatro Timochenco Wehbi

TEMPO DE ENCANTO

Encenação de formatura da turma 60 da Escola de Teatro, livremente inspirada na obra poética de Manoel de Barros. Um convite ao (re)encantamento do mundo, a peça usa da poesia para ativar as memórias das brincadeiras de infância, as brincadeiras de rua e a relação entre adultos e crianças.
Sábado (27/04), 15h30
Teatro Timochenco Wehbi
Bilheteria abre 1h antes do espetáculo; ingressos disponibilizados de acordo com a capacidade do local

RETRATOS INVENTADOS

Encenação de formatura da turma 60 da Escola de Teatro, livremente inspirada na obra poética de Manoel de Barros. O enredo é construído a partir da chegada de pai e filha à velha loja de memórias da família, abrindo caminho a um passado que é tão conturbado quanto poético. O encanto do tempo é apresentado em histórias inventadas para uma família perdida no passado.
Domingo (28/04), 18h
Teatro Timochenco Wehbi
Classificação indicativa: 12 anos
Bilheteria abre 1h antes do espetáculo; ingressos disponibilizados de acordo com a capacidade do local

SOM NA CALÇADA ESPECIAL

Projeto que há cinco anos ocupa a calçada da Fundação das Artes com repertório instrumental de jazz e bossa nova. No show comemorativo de 51 anos da instituição, Rodrigo Braga (piano) e Edson Silva (bateria) desenvolvem um diálogo improvisado entre os dois instrumentos, um de carácter exclusivamente rítmico e o outro harmônico, melódico e percussivo.
Segunda-feira (29/04), 18h
Entrada da FASCS

CONCERTO DE 51 ANOS

Concerto comemorativo de aniversário da Fundação das Artes com a Orquestra Sinfônica Jovem conduzida pelo maestro Geraldo Olivieri, Big Band Salada Mista com o maestro Ogair Junior e a participação especial do instrumentista Toninho Ferragutti. Abertura: Grupo de Flautas Doces, Quarteto de Violões e Orquestra de Violões da FASCS.
Quarta-feira (01/05), 19h
Sala São Paulo: Praça Júlio Prestes, 16, São Paulo
Distribuição de ingressos para alunos da Fundação das Artes dias 25 e 26/04, das 10h às 20h
Ingressos para o público externo serão distribuídos em 29/04, na bilheteria da FASCS (um ingresso por pessoa; distribuição sujeita à capacidade do local)

Da Redação
18/04/2019

 

voltar