imprensa

Fundação das Artes participa de homenagens aos Autonomistas de São Caetano

Celebração da emancipação do município conta com apresentações de grupos da instituição

imprensa

A Fundação das Artes participa dos festejos da Semana da Autonomia, que celebra os 71 anos do Movimento Autonomista de São Caetano do Sul, cuja mobilização resultou na emancipação do então subdistrito de Santo André a município. A instituição promove homenagem ao movimento na próxima terça-feira (29), às 19h30, no Teatro Timochenco Wehbi, nas dependências da entidade (Rua Visconde de Inhaúma, 730, bairro Oswaldo Cruz).

Na ocasião, a Orquestra Sinfônica Jovem e a Camerata de Cordas da instituição (ambas formadas por estudantes da Fundação) farão um ensaio aberto ao público. A apresentação do Hino Nacional, na abertura do ensaio, ficará por conta de Davi Rocillo (voz) e Rodrigo Hernandes (piano).

Concebida por conta dos esforços empregados para o desenvolvimento de São Caetano no período pós-emancipação (alcançada em 1948), a Fundação das Artes nasceu em 1968 para preencher uma lacuna na produção e difusão cultural existente na época, além de fazer parte das ações que buscavam criar uma identidade ao município.

Vale lembrar que a composição do Hino Municipal data de 1967 e conta com as assinaturas de Roberto Manzo e José de Almeida Filho. No mesmo ano, Manzo foi o maestro organizador do Festival de Música Coral, evento que impulsionou às articulações para a criação de uma instituição voltada ao ensino das artes na cidade. Anos depois Manzo ocupou, também, a direção da Fundação, entre 1983 e 1989.

Portanto, para a instituição, o envolvimento e a contribuição para a Semana da Autonomia é de grande relevância para manter viva a própria história, que possui íntima relação e se confunde com a trajetória e o crescimento do município.

SERVIÇO:
Homenagem aos Líderes Autonomistas
Dia 29/10 (terça-feira), às 19h30
Local: Teatro Timochenco Wehbi, nas dependências da Fundação das Artes
Endereço: Rua Visconde de Inhaúma, 730, bairro Oswaldo Cruz, em São Caetano do Sul
Informações: 4239-2020
Gratuito

Da Redação
21/10/2019

 

voltar