imprensa

São Caetano realiza 1º Festival de Inverno Fundação das Artes

Com entrada franca, programação contará com nomes consagrados da MPB, Sá & Guarabyra e Pedro Mariano

imprensa

Nos dias 19, 20 e 21 de julho, o Parque Espaço Cerâmica Tom Jobim (ao lado do ParkShoppingSãoCaetano) será palco do 1º Festival de Inverno Fundação das Artes que neste ano, traz como tema canções e repertório instrumental da Música Brasileira. Realizado pela Fundação das Artes de São Caetano do Sul, em parceria com a Prefeitura Municipal da cidade, por meio da Secretaria de Cultura, com o ParkShoppingSãoCaetano e o grupo Multiplan, o Festival integra as comemorações de aniversário de 142 anos do município.

Com entrada franca, o evento terá atrações para toda família distribuídas em dois palcos. O objetivo é oferecer apresentações culturais de qualidade à população e difundir o trabalho artístico pedagógico, bem como, apresentar a produção musical desenvolvida pelos professores e alunos da Fundação.

Na programação, apresentações de artistas renomados no cenário nacional. Na sexta-feira (19), o destaque será o show da dupla Sá & Guarabyra, às 20h. No sábado (20), também às 20h, é a vez do cantor Pedro Mariano subir ao palco e, no domingo (21), às 18h30, o encerramento do Festival será com o show do grupo Choronas.

Diversos conjuntos formados dentro da Fundação também se apresentarão no evento, como o Trio de Jazz Som na Calçada, o Coro de Repertório da Fundação das Artes Mediotec, o Jazz Duo e Combos de música instrumental. A programação também contará com apresentações de convidados em parceria com professores da instituição, como é o caso da performance do Quarteto de Trompetes São Paulo, no domingo, às 17h.

Como parte da programação do 1º Festival de Inverno Fundação das Artes, na semana que antecede o evento, a instituição realizará ações formativas como oficinas, workshops, cursos e palestras, voltados a estudantes de música, educadores, músicos e demais interessados que devem procurar a secretaria da instituição para realizar as inscrições gratuitamente.

Nos dias de Festival, haverá um posto de arrecadação de alimentos não perecíveis, por meio do programa Multiplique O Bem, que serão destinados ao Fundo Social de Solidariedade de São Caetano do Sul.

Ao todo, o evento reunirá mais de 15 atrações com a participação de mais de 200 artistas, entre convidados, professores e alunos da Fundação das Artes. Mais informações podem ser obtidas na própria instituição (Rua Visconde de Inhaúma, 730, Oswaldo Cruz), pelo telefone 4239-2020 ou pelos sites www.fascs.com.br, www.mapacultural.saocaetanodosul.sp.gov.br, www.parkshoppingsaocaetano.com.br.

Serviço
1º Festival de Inverno Fundação das Artes
19, 20 e 21 de julho _ diversos horários
Parque Espaço Cerâmica Tom Jobim | Ao lado do ParkShoppingSãoCaetano (Alameda Terracota, 545)
Mais informações: 4239-2020 | www.fascs.com.br | www.mapacultural.saocaetanodosul.sp.gov.br | www.parkshoppingsaocaetano.com.br
Gratuito | livre

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

SEXTA-FEIRA | 19.7
19h30 - Coro de Repertório Fundação das Artes Mediotec
20h – Sá & Guarabyra
SÁBADO | 20.7
11h - Grupo de Prática de Metais
12h - Elegance – Tributo a Tom Jobim
15h - Combos Fundação das Artes
16h30 - Eureka on the Street
18h - Trio de Jazz Som na Calçada
20h - Pedro Mariano
DOMINGO | 21.7
11h - Quinteto de Metais da Orquestra Sinfônica de Santo André
12h – Banda Marcial de São Caetano do Sul
15h - Jazz Duo
16h - Banda Performática
17h - Quarteto de Trompetes São Paulo
18h30 - Choronas

AÇÕES FORMATIVAS:
Inscrições: 4239-2020

_OFICINA | EXPLORAÇÕES E CRIAÇÕES SONORO-MUSICAIS NA DIVERSIDADE DA SALA DE AULA
Data: 16 de julho (terça-feira)
Horário: das 19h às 22h
Responsável: Lisbeth Soares
Local: Fundação das Artes de São Caetano do Sul
Público alvo: professores, estudantes e interessados em geral. Não há necessidade de conhecimento musical prévio. 30 vagas.
Sinopse/Breve resumo:
A proposta é explorar as sonoridades do corpo, de diferentes objetos e dos instrumentos musicais, do ambiente e, a partir desta exploração, criar e organizar novas ideias sonoras coletivas, em um ambiente inclusivo e colaborativo.

_MASTERCLASS | ELEGANCE – TRIBUTO A TOM JOBIM
Data: 18 de julho (quinta-feira)
Horário: das 19h às 21h
Responsável: Marcelo Gomes
Local: Fundação das Artes de São Caetano do Sul
Público alvo: músicos
Sinopse/Breve resumo:
O objetivo é analisar, por meio de partituras e audições comentadas, aspectos constitutivos das peças mais internacionalizadas, entre elas, Chega de Saudade, Desafinado, Garota de Ipanema e Insensatez, entre outras. Com isso, a masterclass pretende promover a continuidade do trabalho de Tom Jobim entre as novas gerações, inclusive conhecendo alguns fundamentos históricos e sociológicos que envolvem sua obra.

_CURSO | PRÁTICA DE GRUPO DE METAIS
Curso: de 16 a 19 de julho (terça a sexta-feira)
Horário: das 9h às 12h
Responsável: Wagner Luiz Felix
Local das aulas: Fundação das Artes de São Caetano do Sul
Público alvo: alunos de metais (trompetes, trombones, eufônios, trompas e tubas) de nível intermediário e avançado. Emissão de certificado aos participantes. 25 vagas.
Apresentação no Festival: 20 de julho, às 11h
Sinopse/Breve resumo:
O objetivo do Curso de Prática de Grupo de Metais é oferecer aos participantes a oportunidade de trabalhar um vasto repertório para essa formação, bem como, composições originais, arranjos e transcrições, que vão desde música do período barroco, passando pelo jazz, até a música brasileira. Nas aulas serão abordados tópicos como: aquecimento, respiração, rotina de estudos e mercado de trabalho. Como resultado do trabalho realizado durante o curso, o Grupo de Metais se apresentará no Festival de Inverno.

_WORKSHOP | CRIATIVIDADE E MÚSICA
Data: 20 de julho (sábado)
Horário: das 10h às 12h30
Responsável: Érica Furlan Martins
Local: Fundação das Artes de São Caetano do Sul
Público alvo: estudantes de música, educadores e interessados em processos criativos. 30 vagas.
Sinopse/Breve resumo:
Uma das propostas é trabalhar a importância do processo e do despertar criativo como elemento facilitador no estudo da música e na resolução de problemas. Improvisação sonora, dentro e fora da partitura, produtividade envolvendo foco, concentração e memorização, bem como, expressão, corpo e voz serão tópicos abordados no workshop.

Da Redação
11/7/2019

 

voltar