imprensa

Fundação das Artes de São Caetano do Sul celebra 51 anos de história em concerto na Sala São Paulo

Evento terá participação especial de Toninho Ferragutti, que se apresenta ao lado da Orquestra Sinfônica Jovem e da Big Band Salada Mista. Compõem a abertura o Grupo de Flautas Doces, Quarteto de Violões e Orquestra de Violões da FASCS
imprensa

Marcando o encerramento de uma programação cultural de aniversário variada e gratuita, totalmente produzida e estrelada por professores, alunos e convidados, a Fundação das Artes de São Caetano do Sul realiza, nesta quarta-feira (1º de maio), o concerto comemorativo aos 51 anos da instituição na Sala São Paulo. O espetáculo terá início a partir das 19h.

O evento é uma realização da Fundação das Artes e da Prefeitura de São Caetano do Sul, com o apoio institucional da Secretaria de Estado da Cultura e da Fundação OSESP. O concerto é uma oportunidade para alunos, professores e convidados dividirem o palco com renomados artistas em um dos melhores equipamentos culturais do país.

REPERTÓRIO

A Orquestra Sinfônica Jovem, sob o comando do maestro Geraldo Olivieri, traz a público grandes nomes da música instrumental e erudita. Na primeira parte do concerto, apresenta o “Primeiro Movimento da Quinta Sinfonia”, de Beethoven, e o “Bolero”, de Maurice Ravel.

A Big Band Salada Mista, sob a regência de Ogair Junior, conduz sucessos de compositores e intérpretes reconhecidos mundialmente, em arranjos vibrantes e uma levada popular. “Sweet Dulcinea Blue”, de Kenny Wheeler com arranjo de Robertinho Carvalho, e “Velas Içadas”, composta por Ivan Lins com arranjo de Jorge Ervolini compõem a primeira parte do espetáculo.

Na sequência, o acordeonista Toninho Ferragutti entra em cena com os organismos musicais da Fundação das Artes. Músico, compositor e arranjador, o artista convidado tem nove álbuns autorais e uma extensa participação em shows e CDs de renomados artistas no Brasil e no exterior, além de duas indicações ao Grammy latino.

Unidos em formação de Jazz Sinfônica, a Orquestra Jovem e a Big Band se apresentam acompanhadas do artista convidado, que traz à Sala de Concertos composições próprias e de artistas consagrados em arranjos que agregam elementos do erudito aos da música popular, uma verdadeira sinergia de ritmos e estilos dos organismos da Fundação das Artes somados ao apuro e ao refinamento que são próprios de Ferragutti em mais de 35 anos de carreira.

ABERTURA

A abertura do espetáculo acontece no Foyer da Sala São Paulo, onde estarão o Grupo de Flautas Doces, sob a orientação de Maurílio Silva, que se apresenta também pelo Grupo Les Folies e no Quinteto Sopro Novo; o Quarteto de Violões, orientado por Fabio Ramazzina, que é membro do grupo musical de carreira internacional “Quaternaglia”; e a Orquestra de Violões da FASCS, com a direção de Paola Picherzky, do “Choronas”, grupo brasileiro de choro formado por mulheres que tem no repertório ritmos como baião, maxixe e samba.

51 ANOS

A Fundação das Artes de São Caetano do Sul é uma instituição de ensino e pesquisa que oferece cursos livres e técnicos nas áreas de Artes Visuais, Dança, Música e Teatro. Além das aulas regulares, mantém grupos e organismos de práticas artísticas, que movimentam a cena artística de toda a região com festivais, workshops, shows, concertos, temporadas teatrais, dança, exposição, aulas especiais, debates e outras atividades, contribuindo para a disseminação da cultura.

Ao longo de 51 anos de história (desde 25 de abril de 1968), já passaram pela instituição nomes como Cássia Kiss, Marcos Frota, Fábio Assunção, Antônio Petrin, Ulisses Cruz, Amílton Godoy, Nelson Ayres, Daniel Melim, Eugênio Kusnet, Roberto Sion e outros tantos alunos que se tornaram mestres e profissionais consagrados em suas respectivas áreas de atuação.

Serviço

Concerto de 51 anos da Fundação das Artes de São Caetano do Sul
Participação da Orquestra Sinfônica Jovem, sob a regência de Geraldo Olivieri, e da Big Band Salada Mista, com o maestro Ogair Junior. Abertura: Grupo de Flautas Doces, Quarteto de Violões e Orquestra de Violões da FASCS. Convidado especial: Toninho Ferragutti
Quarta-feira (01/05), a partir das 19h
Sala São Paulo: Praça Júlio Prestes, 16, Campos Elíseos, São Paulo

Da Redação
29/04/2019

 

voltar